IN BETWEEN
Monday, 12 September 2011 13:53

Book Launching

 

September 17, Saturday, Porto.

INC. edições livros e edições de autor

http://blog.inc-livros.pt/

 

September 22, Thursday, Lisbon.

Goethe-Institut

http://www.goethe.de/ins/pt/lis/ptindex.htm?wt_sc=lisboa

During the event, the video Between Clarity and Fog will be screened at the Goethe Institute auditorium.

 

Also:
IN BETWEEN will be at the
The Frankfurt Book Fair 2011 (Germany) from 12 to 16 October, Merz&Solitude Stand.

http://www.buchmesse.de/en/fbf/
http://www.merzundsolitude.de/

 

 

IN BETWEEN

José Carlos Teixeira

 

IN BETWEEN consiste numa publicação da editora alemã Merz&Solitude, que integra dois grandes projectos de José Carlos Teixeira: Between Clarity & Fog, e Being Other (a new community). Contém, para além de textos do próprio artista, ensaios de Jean-Baptiste Joly (director da Akademie Schloss Solitude, Estugarda), Carolina Rito (curadora, professora e investigadora de arte contemporânea), e Lillian Fellmann (curadora, investigadora e crítica de arte). Convoca, também, fragmentos da obra Where the World Ended: Re-Unification and Identity in the German Borderland, da antropóloga Daphne Berdahl (1964-2007). Este livro foi concebido pelo artista em colaboração com a designer gráfica Patrícia Cativo.

Between Clarity & Fog é o título de um processo de pesquisa, viagem e entrevista na Alemanha, que culminou numa instalação-vídeo que, como premissa e conceito operativo, apresenta a ideia de fronteira interna e invisível. Ao fazer corresponder uma viagem pessoal e poética, no território germânico, a um contexto socio-político mais alargado, esta peça reflecte questões de identidade(s), procurando as linhas de fronteira diluídas (que contudo ainda permanecem) entre o Ocidente e o antigo Leste europeu. Híbrido e transdisciplinar, este projecto construiu-se perseguindo enquadramentos subjectivos, artísticos e antropológicos da realidade. Paisagens, retratos e múltiplas vozes conferem um ritmo próprio e definem o ensaio. Depois das "grandes narrativas", e tendo a Europa se congregado sob o signo da reunificação alemã, o que poderá ter acontecido? Será ainda relevante a dicotomia Leste/Oeste? Haverá algo a ser resgatado? E como se posiciona o artista, em tal exploração, investindo no seu lugar de fascínio, alteridade e distanciamento? Between Clarity and Fog é, deste modo, uma pequena odisseia nas dúvidas e perplexidades próprias, uma viagem através de antigas linhas de fronteira... questionando outras, porventura novas e distintas. Pessoais e gerais.

Being Other (a new community) é a segunda peça videográfica realizada após a residência artística na Akademie Schloss Solitude. "A new community" constituiu-se como um projecto de cariz tendencialmente público que decorreu na Lituânia, na Bienal de Kaunas 2009 - Live Examination, de modo a gerar uma comunidade provisória onde colaboração, participação e co-autoria pudessem ocorrer. Utilizando o vídeo como médium criativo, como poderiam juntos abordar temas de identidade e alteridade, tomando a cidade de Kaunas e a sua memória histórica como pontos de partida? Na peça resultante, Being Other, um grupo de Lituanos expressa os seus sentimentos de pertença ou alienação, através de uma pequena viagem que os leva até a um hotel abandonado de tempos ainda Soviéticos. Sobrepondo a voz de um arquitecto (que discute o processo e a história de tal edifício ao longo dos últimos anos), à estranheza de uma estrutura inacabada e habitada fugazmente, foi possível abrir caminho a diversas metáforas e ligações de ordem material (inclusive a percepção de que em lugares negligenciados talvez se possam revelar aspectos humanos mais íntimos e psicológicos).

 

www.merzundsolitude.de

www.josecarlosteixeira.com

 

inbetween jct-cover

inbetween jct-1

inbetween jct-2

inbetween jct-3

inbetween jct-4

inbetween jct-5

inbetween jct-6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   josé carlos teixeira